quinta-feira, 12 de março de 2009

O Porquê das Tartarugas


Eu vivo em casa com uma tartaruga, a Margarida. Ela tem uma carapaça, é verde como as outras tartarugas, mas o que eu vos quero mostrar é aquilo que esta tem de especial.
Eu sou, de certa maneira, parecido com a minha tartaruga, pois ela é muito pachorrenta, apesar de ser mais activa do que as companheiras da espécie: dá pequenos saltos da sua ilha tropical de plástico para o fundo do aquário, nada freneticamente e olha para mim a pedir comida, quando me aproximo. Mas, mesmo assim, nunca dispensa uma bela sesta, para não falar da sua maneira, que é, de certa forma, irritante, de hibernar.
Ter uma tartaruga é, sem dúvida, uma forma moderna de possuir um animal de estimação. Não implica tratar de uma caixa de areia ou levar o animal a passear, como certas bolas de pêlo que ladram e miam.
Uma tartaruga não é um animal que mostre tentativas dinâmicas de comunicação com o dono ou sinais de evidente lealdade, mas dá-nos a sensação de viver com um ser quase pré-histórico. Também nos recorda os grandes oceanos onde, um dia, ela nasceu. Não devemos ainda esquecer a sua estranha beleza extraterrestre, que nos reaviva na memória uma personagem emblemática, como foi para mim o E.T.
Resumindo, ter uma tartaruga é simplesmente genial!

Luís Diogo

Nenhum comentário: