segunda-feira, 19 de maio de 2008

Recolha de provérbios - 5ºB


Cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso.
Os homens não se medem aos palmos.
Amigo do meu amigo meu amigo é.
Desmanchar e fazer, tudo é aprender.
Cada um sabe de si e Deus sabe de todos.
Dá Deus nozes a quem não tem dentes.
Ao menino e ao borracho põe-lhes Deus a mão por baixo.
Para bom entendedor meia palavra basta.
Água mole em pedra dura tanto dá até que fura.
Guarda que comer, não guardes que fazer.
De livro fechado, não sai letrado.
Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és.
Não é com vinagre que se apanham moscas.
Antes quero asno que me leve que cavalo que me derrube.
Fazer bem sem olhar a quem.
Junta-te aos bons, serás como eles. Junta-te aos maus, serás pior que eles.
Apanha com o cajado quem se mete onde não é chamado.
Para grandes males, grandes remédios.
As paredes têm ouvidos.
No poupar é que vai o ganho.
Não há fome que não dê em fartura.
Mais vale tarde do que nunca.
Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar.
Não peças a quem pediu nem sirvas a quem serviu.
Grão a grão enche a galinha o papo.
Agosto nos farta! Agosto nos mata!
Em Abril águas mil.
Em Maio queima a velha o talho.
O trabalho é a fonte de todas as riquezas.
A verdade é como o azeite, vem sempre à tona da água.

Nenhum comentário: