sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

ADIVINHAS

Ainda antes de a mãe nascer, já anda o filho a correr.
Solução : A chama e o fumo

Alto está, alto mora, ninguém o vê, todos os adoram.
Solução : Deus

Altos castelos, lindas janelas, abrem e fecham, ninguém mora nelas.
Solução : Olhos

Ando para trás e para frente, quase sempre a passar, muitas vezes com o rabo quente, mas nada quer queimar.
Solução : Ferro de engomar

Aproveitam e desperdiçam tudo o que vão fazer, pois os dedos pêlos olhos, todos lhe querem meter.
Solução : Tesoura

Branca como a neve, preta como a paz, fala e não tem boca. Ainda não tem pés.
Solução : Carta
Dois irmãos do mesmo nome, vão marchando com afinco, mas um dá sessenta passos, enquanto o outro dá cinco.
Solução : Ponteiros do relógio

É bom para se comer, mas não se come assado nem cru, nem cozinhado, o que é?
Solução: Prato

É muito bom para o pequeno almoço e também para o lanche se queres crescer muito também o beber ao deitar.
Solução: Leite

É uma caixinha, de bem querer, não há carpinteiro, que a saiba fazer?
Solução: Noz

É uma senhora muito esbelta, que com finos véus se aperta, quem tiver que desapertar, muitas lágrimas há-de chorar.
Solução: Cebola

É varinha de condão, que ao tocar numa caixinha, faz luz na escuridão.
Solução: Fósforo

Em si a lua se espelha e o sol reflecte também, quando a gente se aproxima olhando-a nos vemos bem.
Solução: Água

Eu tenho, princípio e fim, mas também é verdade, que muito embora completa, eu fico sempre metade.
Solução: Meia


Faça sol ou faça frio, ele tem sempre onde morar, veio do mundo senhorio, mas como o pai e o tio não pode a casa alugar.
Solução: Caracol

Faço os olhos bonitos e os coelhos são doidos por mim, cresço de pé e sirvo para pratos sem fim.
Solução: Cenoura

Foi feita para impedir, também para deixar passar, meu dono pode-me abrir que esse nunca vai roubar.
Solução: Porta
Não sou bonito por trás, mas sou bonito pela frente, pois estou sempre a mudar, porque imito muita gente.
Solução: Espelho

Não tem pernas mesmo assim, não tem braços e onde mexe, deixa tudo num sarilho.
Solução: Vento

Que é que é, tem um palmo de pescoço, tem barriga e não tem osso?
Solução: Garrafa

Que é que é, uma caixinha redondinha bem feita, para rebolar, todos a podem abrir, ninguém a pode fechar?
Solução: Ovo

Só a faz quem já a tem, pois quem não a tem não a faz, se a tem pode não fazer, se a fizer, já não a faz.
Solução: Barba

Somos duas irmãs gémeas, despidas ou enfeitadas, nunca nos podemos ver e nunca andamos zangados.
Solução: Orelhas

Tem coroa e não é rei, tem escamas sem peixe ser, além de servir para doce, é fruta, podes comer.
Solução: Ananás

Uma senhorinha, muito assenhorada, nunca sai de casa, está sempre molhada.
Solução: Língua

Verde como o mato e mato não é, fala como gente e gente não é.
Solução: Papagaio

Verde foi o meu nascimento e de luto me vesti, para dar a luz ao mundo mil tormentas padeci.
Solução: Azeitona

Nenhum comentário: